Área Restrita

Novidades

Seja responsável e aposte em tecido com alta durabilidade

Seja responsável e aposte em tecido com alta durabilidade

A economia e a sustentabilidade estão cada dia mais presentes na vida das pessoas. E com a moda não é diferente. As inúmeras denúncias do mundo da moda, que geraram grandes crises para as empresas, como mão de obra mal remunerada ou falta de responsabilidade com o meio ambiente trouxeram à tona uma nova tendência: a moda responsável, que busca trazer durabilidade e economia para as produções.

Responsabilidade social

Responsabilidade social, ecoeficiência e retorno financeiro são os principais pilares de quem opta por esta nova tendência. Além disso, diminuir desperdícios, gerar economia, aumentar a durabilidade das peças, usar a tecnologia a favor do planeta e ajudar o próximo estão entre as principais ações a serem tomadas para um mundo mais sustentável.

No entanto, a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, atualmente consumimos 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade que a Terra tem de se renovar. Recursos como água, solo e oxigênio estão sendo utilizados sem que a mesma quantidade seja renovada na mesma proporção pela natureza.

Durabilidade da matéria-prima

Uma das principais características da moda é o curto ciclo de vida dos produtos, pois os tecidos se desgastam com rapidez, fazendo com que as peças percam o valor e sejam descartadas no meio ambiente. No entanto, existem várias maneiras de fazer uma moda mais sustentável.
A escolha das matérias-primas é um ponto importante para ser mais responsável.

Tecidos e acabamento de qualidade e com maior durabilidade são opções de contribuir para a proteção do meio ambiente. Aliás, diferentemente da fast fashion, que foca na renovação do guarda-roupa a cada temporada, a moda sustentável dá espaço a peças atemporais, que não precisam ser “descartadas” na próxima estação.

Investir em tecidos que duram mais gera economia de resíduos, diminui desperdícios e evita que os recursos naturais do planeta se esgotem. Além disso, maioria dos tecidos, leva anos para se decompor no solo. Isso faz com que o consumo por roupas assuste ainda mais, e por isso a moda responsável precisa fazer parte do cotidiano de quem se preocupa com o meio ambiente e com o consumo consciente.

Comportamento do consumidor é essencial para o novo conceito

O comportamento dos consumidores é fundamental para o desenvolvimento deste novo conceito de moda. A sociedade consumidora deve estar bem informada sobre os impactos ambientais e sociais da fabricação, consumo e do descarte das peças, além de optar por: investir em peças com alta durabilidade, consertar peças danificadas, doar, trocar, compartilhar e customizar peças.

Aliás, reaproveitar as roupas que já não caem mais no gosto do público é uma ótima alternativa. Com tecidos duráveis a economia é ainda maior. Basta usar a criatividade para customizar o look e deixar a composição nova em folha.

Economia com tecidos duráveis da Quatro K Têxtil

A Quatro K Têxtil possui uma variedade de tecidos duráveis e de qualidade. Sabemos que escolher o melhor tecido para as produções em grandes escalas é um desafio, por isso nossa missão é fornecer a melhor matéria-prima para suas produções.

Faça a melhor escolha para sua confecção e entre em contato conosco através do chat para renovar seu estoque de tecidos.

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas