Preciso molhar o tecido antes de costurar? - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

Preciso molhar o tecido antes de costurar?

Preciso molhar o tecido antes de costurar?

Se você já está familiarizado com a indústria de malha, já deve saber que tecidos com fibras naturais como algodão, linho, lã e celulose, que são tecidos comuns para uniformes e malharia têxtil, têm a tendência de encolher ao serem lavados.

Esse efeito ocorre porque no processo de fabricação e costura dos tecidos, é costume esticar os tecidos para facilitar o trabalho, então, quando são lavados, esses tecidos tendem a voltar ao seu tamanho natural.

 

É verdade que atualmente já existem processos que as fábricas adoram para tentar diminuir o efeito de encolhimento dos tecidos na hora da lavagem, porém, nenhum deles é capaz de realmente acabar com o problema dos tecidos que encolhem.

 

Mas você sabe como descobrir quais tecidos encolhem com água?

 

Uma dica é molhar um pedaço do tecido e esperar secar naturalmente antes de iniciar o corte e costura de alguma peça. Mas se você não sabe com certeza se a fibra de um tecido é natural ou sintético e quer garantir que seu cliente receba peças no tamanho correto, é só seguir o passo a passo abaixo:

 

  1. Corte um pedaço de 5cm por 5cm do tecido que você vai usar.
  2. Deixe de molho em um balde com água SEM sabão por, pelo menos, meia hora.
  3. Retire o tecido da água SEM torcer e deixe secar naturalmente em uma superfície plana.

 

Depois de seco, é só medir novamente o pedaço e, se ele tiver diminuído de tamanho, você precisará repetir o processo com todo o tecido para garantir que não encolherá ainda mais quando seu cliente lavar a peça.

 

E aí, curtiu as dicas? Aqui no blog 4K você encontra diversos textos interessantes para contribuir com seu trabalho e agregar mais para suas peças! Continue acompanhando e aproveite para solicitar seu orçamento com nossa equipe!

 

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas