O que fazer com os resíduos de malha? - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

O que fazer com os resíduos de malha?

O que fazer com os resíduos de malha?

A sustentabilidade tem feito parte da rotina de muitas pessoas e empresas e ter essa responsabilidade é fundamental para ajudar a preservar o planeta. A indústria têxtil produz muitos resíduos de malha que não tem mais utilidades para a fabricação de roupas. No entanto, podem ser utilizados de outra forma como, por exemplo, na produção de produtos artesanais.

A reutilização dos resíduos de malha para confecção de produtos é uma alternativa lucrativa e sustentável. Há várias formas criativas de reaproveitar materiais que seriam descartados, gerando ainda mais lixo no planeta. Você pode aproveitar as sobras de tecido e decorar almofadas, estampas, colchas de retalhos, pequenas lembrancinhas para aniversário ou festas. Basta você soltar a imaginação colocar em prática.

Há inúmeras outras ideias que você pode aderir. De acordo com o tamanho do seu retalho de tecido é possível fazer diversos tipos de artesanato. Quanto maior o pedaço de tecido, mais possibilidades para as suas produções. Entretanto, com resíduos de malha em tamanhos pequenos já é possível criar peças lindas e incríveis.

A seguir separamos algumas ideias de como você pode utilizar retalhos para fabricação de itens que podem ser vendidos. Todas essas dicas são para inspirar você a dar o primeiro passo para o reaproveitamento dessa matéria prima.

Decoração de potes de conserva com resíduos de malha

Os resíduos de malha são perfeitos para decorar utensílios domésticos. Reaproveite os tecidos para enfeitar potes de conserva e transformá-los em incríveis porta talheres para a mesa de jantar. Potes para guardar doces e biscoitos também ficam lindos com pedaços de tecidos.

Mas não esqueça, para começar a transformação, é necessário retirar os rótulos da embalagem. E essa tarefa é um pouquinho complicada, mas é essencial para que a peça fique bem bonita quando pronta.

Tapetes incríveis

Sabia que os resíduos de malha podem ser reaproveitados para confeccionar tapetes incríveis? Essa técnica é bem antiga. Você já deve ter notado na casa dos seus avós vários tapetes feitos com retalhos. Atualmente, esse tipo de artesanato pode até ser considerado retrô e cult por muitas pessoas. Portanto, não há dúvidas de que é um investimento e tanto para a decoração de sua casa e até mesmo para garantir uma renda extra.

Costurando para crianças

Existem várias opções de produtos que podem ser confeccionados para a criançada:

  • Almofadas para alegrar o quarto dos pimpolhos;
  • Roupinhas para vestir as bonecas da sua filha. Usando a criatividade é possível produzir uma coleção de minúsculos vestidos utilizando resíduos de malha;
  • Móbiles criativos e divertidos também podem ser confeccionas utilizando uma variação de cores brilhantes. Vai deixar o quarto charmoso e estimular o bebê.

Onde conseguir resíduos de malha?

Para conseguir resíduos de malha você pode entrar em contato com as empresas têxteis da sua cidade. A Quatro K têxtil, possui variadas opções de resíduos de malha para você usar a criatividade e confeccionar os mais variados produtos artesanais. É uma boa forma de decorar a casa ou até mesmo criar uma renda extra com peças de produção manual. Visite o Outlet da Quarto K e confira as opções e os preços disponíveis.

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas