O que é preciso para trabalhar com sublimação? - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

O que é preciso para trabalhar com sublimação?

O que é preciso para trabalhar com sublimação?

Estampar camisetas pode ser uma boa alternativa de renda. Se você tem vontade de montar o próprio negócio, mas está em dúvidas sobre em que investir, saiba que a sublimação pode ser uma boa opção. Por isso, resolvemos dar algumas dicas de sobre o que é preciso para investir e ter um negócio rentável. Confira!

 

O que é sublimação?

Primeiro de tudo você precisa saber o que é sublimação. Trata-se de uma técnica de impressão que tem a finalidade de estampar tecidos e outros materiais por meio de uma impressora de jato de tinta, um papel especial e uma prensa térmica.

 

O que é preciso?

Para fazer este tipo de trabalho, você terá de ter um equipamento que tenha sido desenhado para este fim ou que dê suporte a este tipo de tecnologia. Além disso, algumas ferramentas e materiais serão necessários para realizar o trabalho:

 

Impressora Sublimática

Você vai precisar de uma impressora sublimática! A impressora para sublimação funciona como uma impressora comum, no entanto, adaptada a um bulk ink, essa impressora irá trabalhar com tintas sublimáticas. Escolha uma impressora que tenha um sistema para abastecer tinta.

 

Papel Sublimático

O papel sublimático, diferente do papel comum, recebe uma resina em sua superfície. Essa resina é essencial pois não deixa que a tinta sublimática seja absorvida como um papel normal. Além disso, ela melhora a transferência da tinta para a superfície a ser estampada. O tipo de papel mais utilizado é o fundo azul, que transfere 100% da tinta para seu produto.

 

Tinta Sublimática

Assim como é essencial ter uma impressora sublimática, o mesmo acontece com a tinta que é específica para a técnica de sublimação. A tinta sublimática é um corante especial que quando aquecida passa de seu estado sólido para o gasoso e suas partículas pigmentam o poliéster. Opte por tintas de boa qualidade ou até mesmo as tintas sublimáticas originais da Epson.

 

Tecido Sublimático

A técnica só é possível em tecidos que tenham em sua composição o poliéster ou produtos que receberam um tratamento à base de poliéster. Vale ainda ressaltar que quanto menor o percentual da fibra sintética, mais estonada (clara) a estampa ficará.

 

Quanto mais poliéster na composição, melhor será a qualidade e mais vivas as cores estarão na estampa, pois atingem a fibra do tecido. Por isso é importante conhecer e entender os tipos de tecidos e seus resultados com a sublimação.

 

Sublimação em tecidos escuros ou algodão

Para isso será necessário usar um termocolante (Sublitexx) que possui um tecido branco a base de poliéster. Ou seja, você vai estampar o tecido do Sublitexx e depois passar a estampa para o tecido por meio do termocolante. A diferença do Sublitexx para os outros tipos de papéis transfer é a sua durabilidade e a possibilidade de estampar por sublimação em tecidos de algodão escuros ou claros.

 

Outros produtos para sublimação

A sublimação pode ser aplicada em uma variedade enorme de produtos, e não apenas em camisetas e tecidos. Confira quais são eles:

  • Azulejos;
  • Chinelos;
  • canecas de porcelana;
  • almofadas;
  • pedras;
  • metais;
  • body para bebês;
  • mouse pad;
  • ecobags.

Gostou das dicas? Agora começar só depende de você!

 

E não se esqueça: a Quatro K tem as melhores opções de malhas para sublimação!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas