Malhas mistas: conheça suas vantagens! - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

Malhas mistas: conheça suas vantagens!

Malhas mistas: conheça suas vantagens!

Existem no mercado variados tipos de tecidos, cada um com um tipo de composição.  A diferença interfere na estética e pode influenciar na produção de uma peça. Neste artigo vamos falar sobre as malhas mistas, tecidos feitos com mais de um material, onde a vantagem é que um compensa o lado negativo do outro.

 

Como são feitas as malhas mistas

As malhas mistas são feitas com mais de um material. Na Quatro K têxtil, utilizamos dois destes materiais para produzir nossos tecidos compostos: algodão, poliéster, elastano e viscose. Vamos entender como é feito cada um deles?

Algodão

O algodão, como o próprio nome já diz, é feito com a fibra obtida do fruto do algodoeiro. O tecido feito de algodão é sempre muito confortável, durável e apto a resistir todos os tipos de clima. O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.

Poliéster

O poliéster é um tecido feito com fibras sintéticas, caracterizado por ter uma fibra mais forte. Este tipo de tecido amassa menos e seca com mais facilidade após a lavagem. Por ser um tecido artificial, tem um preço mais acessível.

Elastano

O elastano é um filamento sintético derivado do petróleo, extremamente elástico e também é conhecido como Spandex. Ele é utilizado na composição de tecidos, que podem ter em sua composição tanto fibras naturais, quanto sintéticas. Vale ressaltar que nenhum tecido é composto 100% de elastano.

Viscose

Esse tecido é feito com uma fibra artificial, produzida através da celulosa encontrada em cavacos de madeira de árvores que apresentam pouca resina ou também por meio do línter da semente do algodão.

 

Combinações que trazem benefícios

Como já falamos anteriormente, a combinação destes materiais tem muitos benefícios, pois um tende a compensar as desvantagens do outro. Nossas combinações mais comuns são: poliéster e elastano, poliéster e viscose, algodão e poliéster e, por último, viscose e elastano.

Poliéster e elastano

O elastano deixa o poliéster super confortável por causa da elasticidade. É uma malha mista de alta durabilidade, maciez e versatilidade. Pode ser usada para diversos segmentos, como moda, uniformes profissionais e escolares.

Poliéster e viscose

As malhas mistas PV, composta de viscose e poliéster também são conhecidas como malhas frias e se destaca pelo fato de não amassar além de ser durável. Algumas ainda possuem a tecnologia anti pilling, que retarda o aparecimento de bolinhas. Pode ser utilizada para fabricar uniformes profissionais e escolares, além de outros segmentos da moda.

Algodão e poliéster

As malhas mistas que juntam o algodão com o poliéster ganham espaço na confecção de roupas por unir os diferentes aspectos de ambas as fibras. O poliéster dá mais durabilidade e resistência, e por outro lado, o algodão deixa as peças produzidas mais frescas e transpiráveis, característica que o poliéster não oferece. O resultado final são malhas mistas leves, frescas, fortes, duráveis e difíceis de amassarem.

Viscose e elastano

O tecido de viscose é um tecido que garante um ótimo conforto, especialmente nos dias mais quentes, pois garante uma sensação de frescor. Além disso, as peças que são confeccionadas com esse tecido garantem um excelente caimento. A fusão com o elastano garante mais flexibilidade à peça.

Confira todas as nossas opções de malhas mistas para a sua confecção!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas