Malha de qualidade: Como identificar e onde comprar - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

Malha de qualidade: Como identificar e onde comprar

Malha de qualidade: Como identificar e onde comprar

Com tantas opções de malhas disponíveis no mercado, saber qual escolher na hora de produzir, nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo? Mas, é preciso ficar atento. Isso porque, a escolha dos materiais a serem utilizados na confecção, é essencial para garantir o conforto e a durabilidade das peças.

Continue a leitura para conferir dicas de como identificar e onde comprar tecidos de qualidade!

 

Fios

Os fios são classificados por sua espessura e quanto mais alto é o número do fio, mais fino ele é. Exemplo: 20.1, 24.1, 26.1, 30.1, 40.1, 50.1.

 

Gramatura 

A gramatura indica o peso da malha, em gramas por metro quadrado, como por exemplo: 160 g/m2. As gramaturas mais usadas são:

  • 130 g/m2: malha muito leve
  • 140 ou 145 g/m2: malha intermediária
  • 160 g/m2 até 180 g/m2: malha intermediária
  • 200 g/m2: malha encorpada
  • 250 g/m2 e acima: malha bastante encorpada

 

As malhas podem ser de algodão, sintéticas e mistas. Confira:

 

Malha de algodão 

A malha de algodão é, de longe, uma das mais utilizadas na indústria têxtil. Por ser uma fibra 100% natural, o algodão apresenta alta resistência e durabilidade, além de ser confortável, fresca e macia. Dentre as opções em algodão, existem dois tipos que se destacam: o algodão cardado e o algodão penteado.

O algodão penteado, por exemplo, é um fio que passou por um processo de paralelização, responsável por pentear os fios, eliminando fibras mais curtas, tornando-o mais uniforme e proporcionando a maciez, além de garantir mais resistência e brilho.

Já o algodão cardado, são fios obtidos através das fibras passadas pela carda. Se comparado com o fio penteado, o algodão cardado é mais grosso, já que as fibras são mais curtas.

 

Poliéster

 O poliéster é uma fibra sintética mais grossa e firme, que seca rapidamente, quase não amassa  e apresenta grande durabilidade. Por ser um ótimo isolante térmico, o poliéster é bastante utilizado como um dos principais tecidos para roupas de frio.

 

Malha helanca

A helanca pode ser composta de poliéster ou poliamida, são geralmente encorpadas, flexíveis e com um bom caimento, se adaptam aos movimentos do corpo sendo ótimas malhas para linha escolar, uniformes, agasalhos, linha esportiva e moda básica.

A helanca de poliéster é uma ótima opção para custo benefício. Visualmente possui mais brilho, é uma malha extremamente versátil.. A helanca composta de poliamida é uma malha mais nobre, confortável e com toque muito macio.

A helanquinha, por possuir gramatura menor que a helanca de poliéster, é uma opção mais leve, por isso, é a malha mais usada para confecção de abadás festivos, coletes esportivos, camisetas, bandeiras, capas e até tapetes.

 

Malha Mista 

Outra opção são as malhas mistas, que nada mais são, do que malhas com composições de fibras diferentes. As combinações mais comuns são: poliéster e viscose e algodão e poliéster.

 

Malha PV

Também conhecida como malha fria, a malha PV, que contém viscose e poliéster em sua composição, é muito utilizada na produção de uniformes escolares e camisetas, pois possui toque leve e não amassa muito.

 

Malha piquet

A malha piquet, muito usada na produção de camisas polo, possui ligamentos diferenciados, com textura na construção, proporcionando maior respirabilidade.

 

Onde encontrar os melhores tecidos para minha confecção?  

O momento de escolher o fornecedor de base de malhas para produzir as peças, é essencial para o sucesso das vendas da sua confecção. E você pode contar com o Grupo Quatro K para isso.

Contamos com as melhores opções em malhas de qualidade para sua confecção: meia malha em algodão, meia malha PV e PA, piquet, viscolycra, helanca, helanquinha e muito mais!

Ficou alguma dúvida em relação às malhas? Nossos consultores estão sempre à disposição para encontrar a melhor solução para a necessidade da sua confecção!

dicas para confecção

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas