Organização é algo extremamente importante para garantir eficiência, em diversas questões na vida, e em qualquer tipo de trabalho. Seja organização financeira, de tempo e também do espaço – tudo isso impacta diretamente nos seus resultados!
A forma como você armazena os tecidos da sua confecção é extremamente evita perdas – ou seja, evita um impacto negativo na sua receita – e garante facilidade na sua rotina por tornar mais fácil de encontrar seus tecidos e saber o que está em falta, o que está sobrando demais, quais são as opções, entre outras informações úteis.
Separamos então algumas dicas para que você consiga organizar melhor o seu estoque de tecidos!
1) Ambiente limpo e seco
O local de armazenamento dos tecidos faz grande diferença na vida útil dele, por isso escolha um ambiente seco – a umidade pode causar o aparecimento de fungos e micro-organismos que se alimentam de fibra, causando danos ao tecido e, dessa forma, perda de material. Também é importante garantir que os tecidos estejam em um local limpo, afinal, ninguém quer peças manchadas de sujeira.
2) Armazenamento de rolos com mais de 3 metros
Nada de deixar os seus rolos de tecido na vertical, como se fossem uma fogueira! Isso pode fazer com que seu material fique amassado e com vincos permanentes, deformando seu tecido e dificultando a confecção. Eles devem ser guardados na horizontal.
3) Armazenando tecidos menores
Para os tecidos menores, você pode utilizar a criatividade de móveis como gavetas de arquivos – usando as próprias pastas como cabides, o que facilita na hora de conferir suas opções de cores e estampas –, cabideiros de calças ou aqueles móveis de papelaria onde ficam expostos os papéis de presente. As já conhecidas prateleiras também são ótimas opções para o armazenamento. Para garantir que as peças fiquem uniformes, enrole seus tecidos em um pedaço de papelão.
4) Guardando seus retalhos e aviamentos
É importante também dar atenção aos materiais menores que são utilizados para o acabamento de suas peças, utilizando potes de vidros ou caixas organizadoras transparentes, por exemplo. Não se esqueça de etiquetar cada recipiente para facilitar o controle.
5) Controle do estoque
E falando em controle, não se esqueça de manter um inventário atualizado dos seus materiais. Dessa forma você garante que não falte nada, conseguindo programar suas compras e diminuindo a possibilidade de imprevistos.
Organizou o seu estoque e notou que está faltando algum tecido? Entre em contato conosco e garanta as melhores malhas para sua confecção!