Produção da Indústria Têxtil deve crescer em 2022 - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

Produção da Indústria Têxtil deve crescer em 2022

Produção da Indústria Têxtil deve crescer em 2022

A pandemia, que teve início em 2020, afetou diversos setores da economia, inclusive a indústria têxtil, já que muitas lojas fecharam. Isso resultou no pior ano para o setor desde 2016.

 

Mesmo assim, o setor conseguiu ganhar algum fôlego no segundo semestre de 2020, mas as incertezas para o ano de 2021 eram grandes.

 

A despeito de todas as inseguranças, 2021 foi um ano de boas notícias para a indústria têxtil, que teve a oportunidade de voltar a crescer, colecionando números promissores.

Crescimento da Indústria Têxtil em 2021

Faturamento:

  • 194 bilhões de reais em 2021;

Crescimento percentual em relação a 2020:

  • 12,1% produção de insumos;
  • 15,1% das confecções;
  • 16,9% varejo de roupas
  • 17,5% importações

Empregos:

  • Foram registrados 74 mil postos formais de trabalho no acumulado de 12 meses até novembro de 2021.

 

Fonte: ABIT

 

Apesar de ser um saldo positivo e que traz otimismo, o setor ainda não conseguiu alcançar os números de 2019.

ebook malhas 4k

 

 

O setor irá crescer em 2022?

Desde o final de 2021, a inflação vem aumentando e segue subindo. Agora, no ano de 2022, essa situação fez com que as indústrias precisassem ajustar o seu valor para cima.

 

A matéria-prima como o algodão, por exemplo, segue tendo altas e esses valores acabam sendo repassados ao cliente, que já está com um poder aquisitivo menor, o resultado são menos compras.

 

Ainda assim, a previsão para 2022 é de crescimento, porém em um ambiente de forte desaceleração do mercado. Diante disso, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) prevê um crescimento de 1,2% no ano.

 

Leia também: Melhores tecidos para confecção de uniformes profissionais.

Hábitos de consumo

Uma boa notícia é que o consumidor geral está mudando sua forma de comprar, com a impossibilidade de sair de casa, as compras online aumentaram como um todo, incluindo o setor têxtil.

 

Sendo assim, muitas pessoas fizeram pela primeira vez suas compras online entre 2020 e 2021 e passaram a confiar mais no modelo de vendas do e-commerce.

 

Segundo a agência Conversion, o nicho de Moda & Acessórios cresceu 63,18% em 2021.

 

Para as empresas têxteis que desejam crescer neste ano, o segredo é ficar antenado no novo comportamento do consumidor e criar  estratégias a partir dessa nova tendência.

 

Quer garantir o seu crescimento esse ano? Então conte com 4k! Aqui você encontra malhas sintéticas, mistas e naturais de alta qualidade. Fale conosco!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas