A pandemia, que teve início em 2020, afetou diversos setores da economia, inclusive a indústria têxtil, já que muitas lojas fecharam. Isso resultou no pior ano para o setor desde 2016.
Mesmo assim, o setor conseguiu ganhar algum fôlego no segundo semestre de 2020, mas as incertezas para o ano de 2021 eram grandes.
A despeito de todas as inseguranças, 2021 foi um ano de boas notícias para a indústria têxtil, que teve a oportunidade de voltar a crescer, colecionando números promissores.
Crescimento da Indústria Têxtil em 2021
Faturamento:
- 194 bilhões de reais em 2021;
Crescimento percentual em relação a 2020:
- 12,1% produção de insumos;
- 15,1% das confecções;
- 16,9% varejo de roupas
- 17,5% importações
Empregos:
- Foram registrados 74 mil postos formais de trabalho no acumulado de 12 meses até novembro de 2021.
Fonte: ABIT
Apesar de ser um saldo positivo e que traz otimismo, o setor ainda não conseguiu alcançar os números de 2019.
O setor irá crescer em 2022?
Desde o final de 2021, a inflação vem aumentando e segue subindo. Agora, no ano de 2022, essa situação fez com que as indústrias precisassem ajustar o seu valor para cima.
A matéria-prima como o algodão, por exemplo, segue tendo altas e esses valores acabam sendo repassados ao cliente, que já está com um poder aquisitivo menor, o resultado são menos compras.
Ainda assim, a previsão para 2022 é de crescimento, porém em um ambiente de forte desaceleração do mercado. Diante disso, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) prevê um crescimento de 1,2% no ano.
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Hábitos de consumo
Uma boa notícia é que o consumidor geral está mudando sua forma de comprar, com a impossibilidade de sair de casa, as compras online aumentaram como um todo, incluindo o setor têxtil.
Sendo assim, muitas pessoas fizeram pela primeira vez suas compras online entre 2020 e 2021 e passaram a confiar mais no modelo de vendas do e-commerce.
Segundo a agência Conversion, o nicho de Moda & Acessórios cresceu 63,18% em 2021.
Para as empresas têxteis que desejam crescer neste ano, o segredo é ficar antenado no novo comportamento do consumidor e criar estratégias a partir dessa nova tendência.
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