Área Restrita

Novidades

Calculando a metragem do tecido!

Calculando a metragem do tecido!

Depois de escolher o tecido perfeito para as peças que pretende confeccionar, é importante saber qual a metragem do tecido ideal para produzir a quantidade de peças desejada. Seja para uso pessoal ou para venda, adquirir a metragem certa do material é importante para que a produção não fique inconclusa e, principalmente, não haja desperdício dos recursos.

É claro que comprar um pouco a mais, como margem de segurança, é importante, mas é necessário fazer o mapa para não haver desperdício e/ou falta de tecido. Por isso, pensando em te ajudar, separamos algumas dicas essenciais para calcular a quantidade certa para suas produções. Confira!

Metragem do tecido para peças simples

O primeiro passo para descobrir a metragem do tecido certa é definir o modelo das peças que serão confeccionadas e ter em mãos algumas medidas. Normalmente, as peças simples, sem acabamento básico, como camiseta, saia, bermuda, short, calça exige que seja calculado o comprimento da peça + 20 centímetros de sobra.

Por exemplo, se a peça a ser confeccionada é uma saia lápis, sem nenhum detalhe a mais, você pode calcular em média 65 centímetros de comprimento + 20 centímetros de medida extra para as margens da costura, bainha e acabamentos. Isso totaliza 85 centímetros de tecido para apenas uma peça.

Calculando o tecido de peças com mangas

Para confeccionar um modelo que inclua manga, como por exemplo, camisa, casaco, blusa ou vestido com manga longa, é necessário calcular o comprimento da peça + comprimento da manga + 20 centímetros. Vamos ao exemplo: você precisa produzir uma blusa de manga longa com 65 centímetros de comprimento do corpo e 60 centímetros de manga. Neste caso a metragem do tecido que você precisa comprar é de 1,45 metros, pois ainda precisa ser incluído os 20 centímetros das sobras.

Quantidade para saia godê total

Esse modelo de saia gasta bastante tecido, por isso é fundamental estar atento ao cálculo. Nesta situação, a primeira coisa que precisa descobrir é a medida do raio da cintura. Uma regra matemática para ser usada aqui é dividir a medida total da cintura por 6,28. Esse será o valor que você precisa ter em mãos. Em seguida, some o valor que deu o raio da cintura + a medida do comprimento total da saia + 10 centímetros de sobra.

Vale lembrar que esse cálculo é válido somente para saias mais curtas. Em caso de saias mais compridas, é necessário levar em consideração o tamanho do enfesto do tecido, que normalmente é de 1,40. Se o resultado da metragem da tecido for maior que o tamanho do enfesto, será necessário multiplicar o valor do raio da cintura por 2 e assim obter a quantidade correta.

Alguns cuidados

Nunca deixe de incluir no cálculo da metragem de tecido a quantidade para os acabamentos. É sempre mais seguro comprar um pouco a mais para evitar que falte tecido na hora da produção. As malhas de fibra naturais, como o algodão costumam encolher ao molhar. Por isso, você precisa comprar em torno de 20 centímetros a mais do calculo e molhar a malha antes de produzir as peças.

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas