Área Restrita

Novidades

Bordado em Malhas Naturais

Bordado em Malhas Naturais

No mundo da moda existem vários tipos de malhas, algumas de fibras naturais, outras produzidas com fibras sintéticas, e também as de fibras artificiais. Mas as que são mais utilizadas no mundo todo e estão entre as preferidas pelas costureiras para confecção de roupas são as malhas naturais.

Esse tipo de tecido é feito com fibras retiradas prontas da natureza. São produzidas a partir do coco, juta, cânhamo, malva, sisal, seda, lã, linho e, o mais popular, o algodão. As malhas de algodão são produzidas com fibras da planta que passam por um processo para retirada das impurezas. Isso faz com que as malhas naturais sejam mais limpas e resistentes.

As referências históricas iniciais do algodão vêm de muitos séculos atrás. Em escavações arqueológicas no Paquistão, foram encontrados vestígios de tela e cordão de algodão com mais de 5.000 anos. No Brasil, pouco se sabe sobre a pré-história dessa fibra. Pela época do descobrimento do Brasil, os indígenas já cultivavam o algodão e convertiam-no em fios e tecidos.

Benefícios das malhas naturais

O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade e conforto. Além disso, ele é durável e apto a resistir todos os tipos de clima. O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.

As malhas naturais feitas de 100% algodão são ideais para roupas leves e o mais indicado para o verão e climas tropicais, já que sua capacidade de absorção de umidade é de 8%. Elas possuem uma alta capacidade de absorção e tingimento, além de serem resistentes – podem ser lavados e passados diversas vezes sem danos.

Bordados em Malhas Naturais

As malhas naturais são perfeitas para fazer qualquer tipo de bordado. Sua versatilidade permite que as linhas utilizadas para fazer os detalhes se encaixem perfeitamente no tecido. O bordado é uma tendência que está super em alta e confere personalidade ao vestuário, aliás, dificilmente você encontrará alguém com um look igual ao seu. Em tempos em que tudo é tão parecido, a tendência dá exclusividade.

A técnica já é utilizada na moda e está sempre ganhando novas roupagens. A roupa com os detalhes feitos à mão carregam em seus pontos algo que diz muito sobre as mudanças pelas quais a própria técnica passou: está mais livre e menos afeito à perfeição. As blusas de malha ganham bordados manuais e pedrarias que simulam uma estampa super fina. As peças ficam maravilhosas e ganham ainda mais versatilidade.

Como usar roupas bordadas

Não há regras para usar as peças feitas com malhas naturais bordadas. Vale misturar com estampas ou roupas com bordados diferentes. Uma alternativa é deixar o detalhe como ponto focal do look e no restante dos itens optar por peças mais neutras. Isso não quer dizer que você precisa necessariamente apostar no básico e apenas em tons neutros. Você pode variar, só vale um cuidado para não passar dos limites.

Outra dica básica para não errar na hora de combinar os bordados é usar e abusar de tons que tem nele para compor o resto do look. Observe as cores da e opte por itens ou peças dessa mesma cor.

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas