Aprenda a calcular a metragem do tecido para cada tipo de peça! - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

Aprenda a calcular a metragem do tecido para cada tipo de peça!

Aprenda a calcular a metragem do tecido para cada tipo de peça!

É extremamente comum que existam dificuldades na hora de comprar o material para a confecção de uma peça, seja para uso pessoal ou para venda. Em sua maioria, o motivo é a metragem ideal para cada peça, portanto, se você é um dos que possuem dúvidas sobre como calcular a metragem do tecido para cada tipo de peça, este post é para você!

Antes de tudo, é preciso saber qual peça será produzida, por isso pense bem antes de começar e em seguida já escolha qual tecido irá utilizar. Após definir o principal, tenha em mente que você precisará de algumas medidas para saber a quantidade exata de tecido para confeccionar a peça.

Você pode estar pensando em confeccionar suas próprias roupas, mas que tal abrir um negócio? Nosso post sobre como começar uma confecção de roupas pode ser muito interessante para quem gosta de produzir e confeccionar peças cheias de estilo!

Como saber a metragem do tecido para peças simples?

Peças simples é toda peça que não demanda acabamento básico, como camiseta, saia, bermuda, short, calça… Esse tipo de peça exige que seja calculado o comprimento da peça + 20 centímetros de sobra.

Metragem de tecido para peças com mangas:

Já os modelos que incluem mangas, como camisa, casaco, blusa ou vestido com manga longa, devem ser levados em consideração o comprimento da peça + comprimento da manga + 20 centímetros.

Calculando tecidos para saia godê total:

O modelo de saia godê costuma gastar bastante tecido, por isso, preste atenção na quantidade! Mas vale lembrar que o cálculo que você verá aqui funciona somente para saias mais curtas.

A primeira coisa a ser feita é medir o raio da cintura, e então, aplicar uma regrinha de matemática: dividindo a medida total da cintura por 6,28. Em seguida, some o valor do raio da cintura + a medida do comprimento total da saia + 10 centímetros de sobra.

Dica extra:

Nunca deixe de incluir no cálculo a quantidade para os acabamentos, já imaginou faltar tecido na hora de costurar? É sempre mais seguro garantir um pouco a mais para evitar esse tipo de problema.

E caso sobre alguns retalhos, você pode reaproveitar e colaborar para um planeta mais sustentável, o que acha?

Clique aqui e veja 3 formas de reaproveitar resíduos de malha!

Agora que você já sabe como calcular a metragem do tecido para cada tipo de peça, já pode começar suas produções!

Se essa dica foi útil para você, continue de olho no nosso blog, pois a Quatro K está cheia de dicas e conteúdos bacanas que vão te ajudar com suas confecções.

Quer conhecer mais dos nossos materiais ou até realizar o seu pedido? Você pode fazer isso agora mesmo pelo nosso chat online!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas