A importância de uma gestão de estoque eficiente para a sua confecção - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

A importância de uma gestão de estoque eficiente para a sua confecção

A importância de uma gestão de estoque eficiente para a sua confecção

Não importa o tamanho da sua confecção, ter controle de estoque é fundamental para potencializar a rentabilidade do seu negócio.

Isso porque, uma gestão de estoque eficiente ajuda a organizar os tecidos de maneira clara, objetiva e controlada, facilitando as tomadas de decisões, reduzindo desperdícios e custos gerados pelo estoque e aumentando a produtividade. 

Confira algumas dicas para ter um controle de estoque eficiente e melhorar os resultados da sua confecção. Continue a leitura! 

 

Comece pela organização

 

Estoque parado significa dinheiro parado. Por isso, o primeiro passo é começar organizando o estoque da sua confecção. Para evitar deformidades e vincos permanentes no tecido, a dica é armazenar os tecidos enrolados, lado a lado, na horizontal.

Um estoque bem organizado também vai otimizar seu tempo na hora de fazer um novo pedido de compra.


Faça o inventário de estoque


Para evitar a falta de matéria-prima e problemas como extravio, roubos e avarias é importante que o inventário de estoque faça parte da gestão da sua confecção.

Com o inventário também é possível mensurar todo o material que você tem disponível. Por isso, é importante que, ao comprar matéria-prima, você registre a data de chegada, quantidade de rolos, metragem, tipo de tecido, cores, código, preço e todas as informações necessárias para o maior controle do estoque. 


Reduza o desperdício

 

Com uma gestão de estoque eficiente é possível dar um novo destino para os tecidos que ficaram parados no estoque. Uma ótima alternativa é realizar promoções. Assim, além de ter um retorno financeiro, sua confecção também evita o desperdício de material.


Conte com um software de gestão 

 

Um software de gestão possibilita que todas as informações fiquem disponíveis e acessíveis sempre que um funcionário precisar encontrar aquele rolo de tecido que a confecção está precisando.

A localização dos materiais e produtos e a quantidade correta de cada um deles, além de assegurar que a confecção consiga produzir melhor, ainda facilita a contagem de matéria-prima, otimizando o tempo de trabalho.

Outro ponto importante é que com o software de gestão é possível estabelecer um estoque mínimo, ou seja, o sistema vai informar quando o seu estoque chegar à quantidade mínima estabelecida daquele tecido, sinalizando que está na hora de renová-lo.

 

Confira alguns dos benefícios da gestão de estoque

 

  • Evita o desperdício
  • Favorece o capital de giro
  • Gera conhecimento de oferta e procura (quais produtos tem mais e menos saída)
  • Otimiza o espaço físico

 

Confira também: Dia das Mães 2022: Dicas para vender mais

 

E você? Costuma fazer a gestão do seu estoque têxtil com regularidade? Agora que você já sabe sobre a importância da gestão de estoque, que tal começar a colocar nossas dicas em prática na rotina da sua confecção? 

Essa prática pode ser o diferencial que você precisa para melhorar a saúde financeira e organizacional da sua confecção. E se precisar repor tecidos no seu estoque, já sabe: conte com a 4K!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas