A ascenção da moda Moda Plus Size - QuatroK Têxtil
Área Restrita

Novidades

A ascenção da moda Moda Plus Size

A ascenção da moda Moda Plus Size

De acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado de moda plus size registrou um movimento de R$ 7 bilhões no Brasil em 2018. Em três anos, segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS), o segmento cresceu pelo menos 21%. A nova indústria da moda vem quebrando padrões e ganhando cada vez mais seguidores, lojas, modelos e profissionais, inclusive Consultoras de Imagem voltadas e dedicadas a esse nicho. Mas você sabe do que se trata a moda Plus Size? Saiba tudo no artigo a seguir.

 

O que é moda Plus Size

 

O mercado da moda vem se atualizando a cada dia ao que às lutas da sociedade. Há alguns anos a luta contra os estereótipos vem crescendo cada vez mais. E se sentir incluída pela moda é algo muito bom para quem sempre encontrou dificuldades em encontrar peças de roupas que servissem perfeitamente em suas medidas.

 

A moda Plus Size começou a ser utilizada pela primeira vez em meados de 1920, pela empresa norte-americana Lane Bryant. Inicialmente, o termo era utilizado para identificar a moda voltada para gestantes e mulheres com medidas mais robustas. No entanto, em 1953 o termo se tornou ofensivo para as mulheres que não se encaixavam no “padrão” do estereótipo criado pelo mercado.

 

Apesar de muitos acharem que a palavra gorda ou gordo seja ofensiva, atualmente as pessoas gordas lutam para que a sociedade entenda que a palavra é apenas uma característica física. Aliás, a palavra Plus Size é “americanizada” como costumamos dizer aqui no Brasil. Plus significa “mais” e size “tamanho”. O termo é utilizado pelo mercado de roupas para empresas e marcas que trabalham com modelos de tamanho grande.

 

Porque investir no mercado Plus Size?

 

Como já falamos no começo deste artigo, o mercado da moda Plus Size vem crescendo muito nos últimos anos e ganhando cadas vez mais seu espaço. Os dados do IBGE mostram que pessoas que se encaixam neste nicho tende só a crescer: metade dos adultos hoje se encontram acima do peso: 51% dos homens e 48% das mulheres.

 

Algumas marcas do Brasil têm criado estratégias com campanhas e ações de marketing focadas diretamente em artistas plus size, buscando mais interação com esse tipo de público.

 

Existem também semanas de moda focadas no público plus size, como por exemplo, o desfile conceitual Mulheres Reais e a Fashion Weekend Plus Size. As modelos com medidas maiores começaram a ser mais valorizadas e aparecer nas passarelas para encantar o mundo. Algumas já estão bem conhecidas mundialmente como Ashley Graham, a brasileira Fluvia Lacerda, Candice Huffine e Justine LeGault.

 

A moda plus size não tem o objetivo de disfarçar o excesso de peso, mas de valorizar partes do corpo. De tirar do cliente aquela sensação de que nunca encontrará nada do seu tamanho ou ainda que, se encontrar, não será uma peça bonita.

 

Invista você também nesse mercado, e conte com os tecidos Quatro K para a sua confecção!

Conheça as malhas da quatrok:

Sintéticas Algodão Mistas